fbpx

Soft Skills são o centro das atenções, mas e as Hard Skills?

Soft Skills são o centro das atenções, mas e as Hard Skills?

Com certeza você já ouviu falar em Hard Skills (competências técnicas), que são as competências necessárias para lidar com atividades específicas de cada trabalho; e Soft Skills (competências socioemocionais), que são as habilidades ligadas ao comportamento e à personalidade dos profissionais.

E diante de todas as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o panorama do mercado de trabalho, os profissionais se viram obrigados a mudarem juntos, adquirindo mais conhecimentos, habilidades técnicas e novas competências comportamentais.

Nesse contexto, as Soft Skills se tornaram o centro das atenções. De acordo com a Forbes, existem seis Soft Skills altamente procuradas no mercado atualmente. São elas: comunicação assertiva, pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança e ética no trabalho. Sim, o aprimoramento das Soft Skills é fundamental nos dias de hoje para conquistar uma carreira profissional saudável e reconhecida, mas engana-se quem pensa que as hard skills não são mais importantes. É importante frisar que Soft Skills e Hard Skills não são contrárias umas às outras, elas se complementam.

Como desenvolver as Hard Skills?

Aprenda! O ponto central em relação às Hard Skills é que elas são habilidades que podem ser aprendidas de alguma forma. Tendo isso em vista, procure aprender constantemente. Também é importante compreender que cada pessoa aprende de uma determinada maneira, logo, deve-se buscar a melhor forma de adquirir conhecimento. Uma boa dica é tentar aperfeiçoar, junto com essa Hard Skill, a Soft Skill de aprender a aprender. Ela te ajudará a passar por esse estágio de forma mais rápida e fácil.

Atualize-se! Depois de pegar seu diploma ou certificado, não cometa o erro de acreditar que já sabe tudo que poderia ser aprendido. Primeiro que isso seria impossível, já que sempre haverá algo novo a se aprender independentemente do assunto, e segundo que os conhecimentos se atualizam. Ser uma pessoa sempre atenta e manter o hábito de se atualizar em relação às novidades referentes aos assuntos que te interessam é sempre uma boa escolha e vai garantir que você nunca fique para trás.

Invista em áreas diversas! Quando focamos em determinado assunto, acreditamos que quanto mais específico for o nosso conhecimento, mais saberemos sobre. Esse é um erro muito comum. Profissionais tendem a querer ser os melhores em suas áreas de conhecimento, mas quando alguém questiona sobre outro assunto de outra área, é comum que travem e não saibam responder. Cada vez mais empresas procuram por profissionais que sejam transdisciplinares, ou seja, que tenham domínio em mais de uma área de conhecimento.

Gostou? Compartilhe