Precisamos falar sobre saúde mental

Precisamos falar sobre saúde mental

publicado em 17/09/2018 às 13:01

O dia tem 24 horas sendo que em média oito delas são dedicadas a atividades profissionais. Mas, nem sempre esta jornada é o suficiente para dar conta de todas as demandas. Infelizmente, este quadro influencia cada vez mais o aparecimento de doenças mentais. Segundo informações divulgadas pelo governo em abril de 2017, esta é a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros – o que corresponde a 9% da concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Neste contexto, a depressão encontra-se em primeiro lugar (30,67%) seguida pela ansiedade (17,9%). Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o mês de outubro (10/10) para incentivar a discussão da saúde mental no ambiente de trabalho.

Para Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, um caminho capaz de evitar que os colaboradores tornem-se parte destes números é ajudá-lo a equilibrar a vida pessoal com a profissional. Afinal, pessoas saudáveis cumprem com as obrigações da empresa sem abrir mão do lazer. Na prática, este objetivo é alcançado com uma receita simples: o tempo. “É inegável que o mundo corporativo exige metas e prazos. Porém, uma boa gestão das horas é capaz de aumentar tanto a produtividade como a qualidade de vida do funcionário porque o deixará leve e motivado”.

Ainda de acordo com a CLO, o tempo produtivo é definido por meio da comparação entre o total produzido em determinado período e o que deveria ser feito no mesmo intervalo de horas. Por fim, o resultado em porcentagem indica a eficácia da gestão. Ou seja, o ideal é realizar uma tarefa com o menor uso de recursos seja de período, orçamento ou pessoas. Confira abaixo sugestões de como alcançar esta meta:

– Definir prioridades: um dos erros mais graves na gestão de tempo é a procrastinação que acontece principalmente em demandas complexas. Neste caso, para amenizar o acúmulo de tarefas e por consequência crescer a produtividade é fundamental estimular o colaborador a sair deste ciclo. Do contrário, as energias serão gastas com obrigações de pouca relevância. Uma alternativa é listar diariamente as tarefas urgentes, importantes e circunstanciais a fim de definir as prioridades. Ao concluí-las, o cérebro libera endorfina que gera a sensação de bem estar responsável por motivar a equipe a trabalhar na próxima demanda.  

– Promover a autonomia: é preciso acreditar na capacidade de toda a equipe para distribuir as tarefas a fim de evitar a sobrecarga e possivelmente o acúmulo de tarefas em apenas uma pessoa. Portanto, dê autonomia aos colaboradores.

– Disponibilize espaços de descompressão: produtividade não está relacionada à quantidade de horas que o funcionário está com o foco no trabalho. É necessário ter momentos para esfriar a mente e recarregar as energias. Dessa maneira, os espaços de descompressão como uma cafeteria ou sala de jogos são indispensáveis.

– Incentive uma tarefa de por vez: os profissionais multitarefas estão surgindo no mercado. Porém, ao prestar atenção em mais de uma atividade por vez o colaborador perde um pouco da assertividade. É melhor finalizar menos demandas em um dia, mas com qualidade do que precisar ter um retrabalho.

– Identifique as distrações: talvez responder aquele e-mail que acabou de chegar ou comparecer a uma reunião que não necessite efetivamente da participação do funcionário sejam distrações que o tirem da produção. Neste caso, é imprescindível rever a rotina para identificar as situações que não são prioridade naquele momento ou nem requerem a atenção do colaborador.

– Aceite o não: o colaborador está apto para perceber as demandas que ele pode ou não aceitar por conta do tempo. Portanto, caso ele diga não, aceite. É fundamental que ele termine as tarefas para conseguir iniciar as próximas.

– Estimule a otimização de decisões: o ex-presidente Barack Obama sempre usa ternos azuis, pretos ou grafite para cortar decisões do dia a dia. Na prática, essa estratégia pode ser utilizada em qualquer situação. Quanto mais o funcionário otimiza as decisões, mais tempo ele terá.

E você, promove ações para otimizar o tempo na empresa a fim de melhorar a saúde mental dos colaboradores e aumentar a produtividade? Se sim, compartilhe as práticas com a gente!

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download lava firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course
Gostou? Compartilhe: