fbpx

Por que a educação faz parte do nosso DNA?

Por que a educação faz parte do nosso DNA?

Por Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®

Bem disse o filósofo inglês Francis Bacon: saber é poder. Muito mais do que um caminho para conquistar bons empregos e salários mais altos, a busca pelo conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, claro, obter satisfação pessoal e profissional.

A educação pode formar uma personalidade e fazer com que o indivíduo desenvolva o saber. É por meio dela que uma pessoa se integra nas atividades escolares, se socializa, se liberta, se comunica e se orienta. E não é somente na escola que adquirimos educação: diversos âmbitos da sociedade, de uma maneira geral, podem influenciar o indivíduo nesse sentido. Afinal, aprendemos o tempo todo a partir de nossas experiências.

Poderia escrever um livro de quantos benefícios traz à educação, mas nesse artigo citarei apenas alguns. Quanto mais se conhece, mais oportunidades surgem no mercado de trabalho. Quando as pessoas se tornam mais conscientes sobre os impactos das nossas atividades sobre a natureza, ajudam a preservar o meio ambiente. A educação ensina a decidirem sustentavelmente e satisfazem os deveres presentes sem afetar as próximas gerações.

A desigualdade social, por exemplo, está diretamente associada à falta de educação de qualidade, e isso se relaciona diretamente com o aumento da violência. A educação pode diminuir essa desigualdade, superar a intolerância e também ajudar a sociedade se tornar menos agressiva. Educação é fundamental para lutar contra estereótipos. A educação permite que as pessoas tenham conhecimento de que elas têm direitos garantidos por lei e que podem exigir isso. É com a educação que aprendemos sobre os direitos humanos e nossas liberdades essenciais.

Sim, a educação é realmente uma arma poderosa. Na SG Aprendizagem Corporativa, o nosso propósito é o de impactar positivamente os negócios e a vida das pessoas por meio da educação, mergulhando com muita profundidade nas dimensões que compõem a aprendizagem corporativa. O segredo disso eu conto agora: é preciso conectar a aprendizagem com as pessoas, colocando-as no centro de todo o processo e com os objetivos do negócio. Os treinamentos precisam ser customizados de acordo com as necessidades das pessoas que serão treinadas para adquirir novos conhecimentos ou desenvolver determinadas habilidades.

A inovação está no nosso DNA e foi com este ímpeto de buscar e gerir conhecimento de forma contínua de modo a contribuir com os resultados dos clientes por meio do desenvolvimento das pessoas que nasceu o Trahentem®, que é uma metodologia, que está revolucionando a forma como outras pessoas constroem treinamentos, por intermédio de um Design de Aprendizagem estruturado com o uso de três Canvas.

A nossa experiência também nos levou um passo além: ensinar quem ensina. Hoje, somos também reconhecidos por formações certificadas pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento Humano) e por instituições internacionais, para profissionais que querem se aprofundar no universo da aprendizagem.

Acreditamos também que em tempos digitais, a Transformação Social se faz cada vez mais necessária e a mudança só existe com a ação. E por isso criamos a SG Presente, um programa único que reúne ações voluntárias e socialmente responsáveis com o objetivo de contribuir de maneira efetiva e inovadora no combate a alguns dos enormes desafios sociais brasileiros.Nosso propósito vai muito além de desenvolver pessoas e empresas. Queremos impactar as pessoas maximizando a aprendizagem. E isso vai além de gerar recursos, a ideia é fazer a diferença e inspirar outras pessoas a abraçar as causas abraçadas por nós. E essa causa chama-se: educação para todos!

Gostou? Compartilhe