fbpx

O papel da educação corporativa no mundo

O papel da educação corporativa no mundo

O mundo mudou e as pessoas também. E qual é o papel da educação corporativa nesse novo normal? Vamos refletir sobre esse assunto no post de hoje. 

Bem, sem nenhuma exceção, todas as empresas sentiram os impactos causados pela pandemia do COVID-19. Se antes a educação corporativa já era de suma importância para as organizações, agora com tantas mudanças no mundo empresarial, contar com boas estratégias nesse sentido é ainda mais vantajoso.

A prática e aplicação de educação corporativa tem o intuito de aumentar as chances de sucesso dentro de uma empresa na ligação negócio e profissional desenvolvendo atitudes e comportamentos, aprimorando habilidades e integrando os profissionais com cultura organizacional. Além disso, ela também é importante para motivar e desenvolver novas competências, manter atualizados e capacitados, entre muitos outros objetivos e metas específicas de cada ambiente.

E diante da pandemia, as empresas tiveram que pensar na requalificação muito mais rápido do que se imaginava, mas por um outro lado trouxe a consciência e a responsabilidade que as organizações têm pela continuação da formação de seus profissionais. A pandemia trouxe a oportunidade de as empresas lembrarem seus propósitos e valores, e assim estabelecer um vínculo mais saudável com eles. A educação corporativa neste momento vem como o ponto-chave para ter uma equipe engajada e com níveis saudáveis de bem-estar. Agora, por exemplo, é o momento onde as organizações precisam ensinar aos seus profissionais a gestão de tempo e como lidar e ter controle com o estresse, angústia e pânico. Sim, podemos dizer que a inteligência emocional está no topo dessa pirâmide. 

São muitas as técnicas e metodologias para inserir educação corporativa em um negócio e atualmente é preciso ter a tecnologia como grande aliada desse processo, unindo ensino à distância como forma de construir jornadas de aprendizado personalizadas e diferenciadas.

“É preciso trazer a tecnologia para o desenvolvimento de pessoas pensando nos modelos de entrega que temos que desenvolver, ou seja, chega de blábláblá. Vamos efetivamente usar as tecnologias que fazem parte do dia a dia das pessoas. Aprendizagem para o mundo de hoje é isso: disponibilizar aquilo que um indivíduo precisa aprender, na hora que ele precisa aprender, no formato que ele acredita que seja o mais adequado e na hora que ele precisa efetivamente deste conteúdo. Não adianta disponibilizar um conteúdo para uma pessoa que não esteja diretamente conectado com o contexto dela”, afirma Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa.

Transformação digital

A transformação digital se vê presente na educação corporativa no mundo de hoje e elas podem estar presentes em diferentes métodos, como trilhas de aprendizagem, EAD, e-learning, gamificação, microlearning, mobile learning, entre outros.

As trilhas de aprendizagem são um caminho essencial para a educação corporativa, afinal, elas podem ser traçadas de acordo com a necessidade do profissional, que personaliza seu processo de aprendizado de forma que seja mais interessante para ele e sua posição no negócio.

Há também o ensino a distância, o EAD, em que são aplicados treinamentos e eventos de capacitação de forma remota, muito importante no momento, utilizando plataformas digitais. Porém diferente do que antes era sugerido e esse ensino seja apenas uma mudança de plataforma, esse tipo de educação deve contar com interações e ações para que não seja uma simples palestra, com o papel professor e aluno.

Muito importante no cenário de transformação digital na educação corporativa é a gamificação, ou seja, o uso de elementos lúdicos e jogos para desenvolver treinamentos e materiais para engajar e ensinar participantes. Os jogos podem ter diferentes estratégias e metodologias, contar com recompensas e pontuações e dá ótimos resultados para as trilhas de aprendizagem e avaliações.

Há também o microlearning, que são pequenos conteúdos, dividindo o aprendizado em módulos rápidos, que podem ser consumidos em poucos minutos, em computadores ou dispositivos móveis. Dessa forma, os usuários podem diariamente consumir aprendizados, independente de onde estejam, de forma leve e eficaz

A educação corporativa é grande vantagem competitiva que não pode ser deixada de lado nas organizações, mais ainda em um momento de incerteza e distância causada pelo coronavírus. Mais do que nunca, é hora de investir nas tecnologias, reter talentos e capacitá-los ainda mais para estarem prontos para este novo cenário.  

“O grande desafio é tornar a interação digital cada vez mais real e engajadora. Conectar a experiência de aprendizagem com a realidade das pessoas. O ponto chave é selecionar os que são essenciais para que as pessoas consigam chegar onde elas precisam. Colocar o participante no centro do processo, usar abordagens para soluções de problemas para que se a gente empatize com essa pessoa e consiga efetivamente fazer com que o conhecimento chegue de uma maneira relevante, engajadora e que seja útil”.

Gostou? Compartilhe