Trahentem®: desenhar um treinamento nunca foi tão fácil

Após ser apresentada na edição 2015 do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), a metodologia Trahentem® ganhou o mundo ao longo do ano de 2017 ao ser condensada no livro “Trahentem® – Design de Aprendizagem com uso de Canvas” e apresentada em diversos espaços e eventos de negócios como ATD (Atlanta-EUA), Columbia University (Nova York-EUA), Asia Pacific Conference (Taiwan), e também no Peru. Mais: além de seguir na lista de livros mais vendidos da Amazon.com.br, a obra já conta com traduções para o inglês e para o espanhol e tem registrado ótimo volume de vendas no exterior, com destaque para países como Portugal, Austrália e Estados Unidos.

Mas o que é Trahentem®? Trata-se de uma metodologia de Design Instrucional que utiliza três modelos de Canvas, que foram elaborados para facilitar o processo de diagnóstico, a seleção de conhecimentos e conteúdos e o Design de Soluções focadas na maneira como as pessoas aprendem e na performance dessas pessoas. Dessa maneira, o método atende às necessidades dos Designers Instrucionais ao aliar velocidade, criatividade e otimização de resultados para a criação de soluções de aprendizagem completas.

O primeiro canvas da metodologia Trahentem® é o chamado “DI-Empatia”, que permite ao Designer Instrucional compreender as necessidades da organização e as demandas do indivíduo, visualizando claramente os gaps de performance, e facilitando a construção de um objetivo de aprendizagem consistente. Ou seja: com esse canvas é possível conectar a solução de aprendizagem aos objetivos da empresa de modo a favorecer a medição de resultados, além de facilitar o processo de tomada de decisão para a construção de uma solução de aprendizagem (treinamento).

O DI-Tarefas é o segundo canvas e é, também, uma ferramenta de seleção de conteúdos. Ela permite assertividade na seleção, evitando que a experiência de aprendizagem passe a ser uma sessão informativa aborrecida pelo excesso de conteúdos sem aplicação prática.

Por fim, o terceiro e último canvas, DI-Ropes, é um acelerador na criação de soluções de aprendizagem e um catalisador da aprendizagem em si. Esse canvas trabalha os conhecimentos selecionados no DI-Tarefas utilizando o modelo americano que cobre todas as etapas dos processos psicológicos de aprendizagem, dinamizando o processo de construção da solução de aprendizagem enquanto contempla todos os processos necessários para que essa aprendizagem aconteça.

Mais recentemente, o Trahentem® ganhou uma versão digital completa, oferecendo todas as funcionalidades da metodologia a apenas alguns cliques. Além de facilitar a utilização como um todo, trazendo para a tela do computador todo o processo de DI, a ferramenta também oferece a possibilidade de convidar outros participantes para colaborar com o seu projeto. Basta acessar o site www.canvastrahentem.com para descobrir todo o potencial do Trahentem®.

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG