SG recebe primeira turma do Projeto “Professores do Futuro”


Imagine se todas as aulas fossem construídas para que os alunos se sintam totalmente envolvidos e que tenham o poder de transformação. Foi pensando nisso que a SG – Aprendizagem Corporativa Desenhada Sob Medida, por meio de seu programa SG Presente, que reúne ações voluntárias e socialmente responsáveis com o objetivo de contribuir de maneira efetiva e inovadora no combate a alguns dos enormes desafios sociais brasileiros, lançou o Projeto “Professores do Futuro” apoiado pelas empresas Carlotas, Edupulses e a DVS Editora.

E a primeira turma do Projeto “Professores do Futuro”, que aconteceu em julho, foi um sucesso. A SG contribuiu de forma gratuita, por meio da transferência de seu conhecimento e experiência, com a qualificação de 14 educadores de diferentes escolas, para a construção de competências de facilitação e abordagens educacionais inovadoras e estimulantes, que farão a diferença na relação e no desenvolvimento dos alunos.

O curso aconteceu no formato de imersão de uma semana na #EscolaVivaSG e teve como conteúdos abordados o aluno no mundo atual, como serão as coisas no futuro, o Trahentem® como ferramenta de design de aprendizagem, o uso desta ferramenta na prática, feedback individual, gamificação, metodologias instrucionais e inovadoras e transferência para a prática. Além disso, as educadoras participantes contaram com a presença da empresa Carlotas com o conteúdo de competências socioemocionais e receberam um kit de livros relacionados ao conteúdo, fornecidos gratuitamente pela DVS Editora, assinatura do Trahentem® Digital vitalícia e assinatura do Edupulses. As educadoras participantes ainda contarão com suporte à performance para a transferência do aprendizado e reuniões mensais (presenciais ou virtuais) em grupo para troca de experiências e esclarecimentos de dúvidas.

Ao longo dos anos, aprendemos a criar experiências e aprendizagens engajadoras. E foi uma honra para nós de compartilhar tudo isso com a primeira turma de professores do Projeto para que eles construam aulas cada vez mais interessantes, gostosas e que prendam a atenção dos alunos e que tenham o poder de transformá-los”, diz Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa Desenhada Sob Medida.

E foi exatamente com o termo transformação que os educadores participantes resumiram o “Professores do Futuro”. “Quando me convidaram para o curso eu não tinha ideia do que eu ia encontrar e posso resumir como uma semana de transformação, interna e externa. Eu realmente aprendi como transformar a minha sala de aula em um lugar gostoso, onde meus alunos consigam aprender de uma forma intencional, prática e objetiva. A ferramenta que tivemos acesso, o Trahentem®, para a melhoria da nossa aplicabilidade em sala de aula e da gestão de tempo é fantástica e imprescindível nos dias de hoje. Realmente, só fazendo o curso para ter noção da transformação que é”.

Os educadores afirmam que já nos primeiros cinco minutos de curso, logo no primeiro dia, tiveram a certeza que viveriam uma imersão de 40 horas querendo estar na SG e não querendo ir embora. “Além da ferramenta apresentada, o cuidado da SG em trabalhar juntamente com a Carlotas as habilidades sócios-emocionais fez com que a gente olhasse mais para o humano e fez também a gente se sentir mais humano. Crescemos muito durante esses cinco dias e estamos levando muita coisa boa na bagagem”.  

Para Fabiana Gutierrez, Fundadora da Carlotas – empresa com propósito social, que utiliza arte e ludicidade para proporcionar o diálogo sobre empatia, respeito e um novo olhar para a diversidade, transformando assim as relações – o objetivo do trabalho no Projeto Professores do Futuro” foi o desenvolvimento de competências socioemocionais dos educadores, aumentando assim a conexão entre as pessoas e criando relações melhores.

“Através de uma abordagem desenvolvida para criar um ambiente que promove a conexão entre as pessoas, usamos a arte como meio e não como o fim. Um caminho lúdico de reflexão que permite conversas abertas e sinceras. Cada um pode ter uma interpretação ou percepções diferentes partindo de um mesmo ponto. Para nós é uma honra estarmos envolvidos com a questão da educação, que é o nosso coração, nascemos para isso. É uma oportunidade de plantar a semente e fazer parte de uma grande transformação”, afirma Gutierrez. 

A facilitadora e designer instrucional da SG, Monica Almeida, afirma que a semana foi foi extremamente produtiva. “A turma foi assídua e participativa. Pudemos conhecer o mundo dos professores, seu dia a dia, necessidades, dificuldades e também as dores. A troca de conhecimento entre eles mesmos foi um ponto a ser destacado, com melhores práticas em sala e na construção de aulas. Os professores saíram desta semana com muito conhecimento e aprendizados, prontos para multiplicar com os colegas nas escolas e em melhores construções de aulas”. 

Para Lucivania Bortolossi, também facilitadora e designer instrucional da SG, o objetivo do Projeto de compartilhar conhecimento e experiência para melhorar a educação de crianças e jovens por meio dos professores gerando transformação para o presente e para o futuro foi alcançado com sucesso. “Os educadores participantes da primeira turma do “Professores do Futuro” já se diferenciam pelo interesse em participar de uma imersão e buscar o seu desenvolvimento em seu período de férias. Percebemos o engajamento em aprender, trocar ideias e conhecimentos e, sobretudo, em colocar em prática o que aprenderam e o quanto fez sentido para elas as ferramentas e abordagens educacionais apresentadas, a exemplo do Trahentem®, que facilitará o desenvolvimento das aulas”, finaliza. 

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG