SG lança produto que tem como foco o Protagonismo Social

Presenciamos diariamente diversos problemas, sejam eles em casa, nas ruas ou até mesmo em nossa comunidade. Mesmo que no Brasil milhares de jovens desejam fazer algo pelo coletivo no dia-a-dia, alinhado a um propósito maior e impacto social, muitas vezes se sentem diminuídos diante de tantos desafios, imaginando alternativas e soluções. Esses jovens sentem-se à deriva da participação nas mudanças da sociedade, sem saber por onde começar ou sem ter ações concretas, mas estão abertos para agir e buscar experiências que gerem engajamento e que promovam a colaboração.

Vivemos em uma era em que, mais do que nunca, a sociedade justa é um desejo coletivo. Podemos e devemos ser agentes de mudança para isso. Os bons exemplos criam raízes e dão sementes que se espalham pelo País, até chegar o momento em que outras pessoas também estarão praticando boas ações. Independente da condição social, todos podem ajudar.

Foi pensando no protagonismo social e em como podemos ser agentes de transformação e mudança na construção de um mundo melhor que a SG Aprendizagem Corporativa em parceria com a ONG Banco de Alimentos criaram um novo produto, conduzindo em junho um treinamento para uma empresa multinacional do ramo de seguros. 

Especialista em treinamentos customizados, que é um processo de educação corporativa que traz a vantagem de desenvolver programas que atendam exatamente, em cada detalhe, as necessidades de uma empresa, a SG Aprendizagem Corporativa recebeu a demanda desta conceituada empresa para criar uma ação voltada para jovens de 13 a 17 anos, filhos de seus colaboradores, que passam um dia na organização no período das férias escolares do meio do ano.

“Indo além da “brincadeira” do dia, a empresa queria uma ação que incentivasse o protagonismo social. Aproveitamos o gancho que a empresa conta com uma horta que cultivam legumes e verduras, e que após a colheita doam esses alimentos, e criamos uma solução de aprendizagem para que os jovens tenham a consciência de que mudando pequenos hábitos como o aproveitamento integral dos alimentos é possível causar impactos positivos na sociedade, reduzindo a fome do mundo e o consumo do lixo. A ideia foi levar informações que a maioria das pessoas não conhecem sobre a alimentação”, afirma Luana Melem, Designer Instrucional da SG Aprendizagem Corporativa.

A solução em si

No dia da ação, primeiramente foi mostrado aos jovens ações sociais que causam grandes impactos para o mundo, como forma de inspiração. Em seguida, a ONG Banco de Alimentos, parceira da SG Aprendizagem Corporativa realizou uma palestra sobre a fome do mundo e o desperdício dos alimentos, abordando o poder nutritivo de partes dos alimentos que normalmente são jogados fora e que se todos aproveitassem integralmente, boa parte da fome do mundo acabaria. Após a palestra, foi realizada uma degustação a cegas e um quiz sobre o AIA (aproveitamento integral dos alimentos), onde o grupo que mais acertou ganhou prêmios. Os jovens ainda visitaram a horta da empresa e plantaram mudas, onde serão doadas para uma ONG.

“Quando recebemos a demanda aqui na SG, pensamos em mostrar que se começarmos a fazer pequenas coisas, dentro até mesmo da nossa família, já começamos uma grande transformação. E o melhor caminho é começar educando a geração base para que eles cresçam enraizados com essas ideias”, pontua Luana.

Para Nina Faria, de Projetos Sociais da ONG Banco de Alimentos, o impacto que pode ser gerado por esta ação é de suma importância. “Desde o início vimos esta demanda como uma oportunidade de estarmos em contato com um público distinto daqueles que normalmente estamos. Esperamos que estes jovens, assim como seus pais, percebam esta atividade como um estímulo à mudança de hábitos e que reconheçam em si, um papel transformador. Afinal, todos podemos fazer parte da solução”, finaliza. 

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG