Propósito X Empreendimento

Firmar vendas e gerar rendas. Esta é a fórmula que deve guiar a mente de todo empreendedor, certo? Errado! Para começo de conversa, quando se trata de iniciar ou expandir o crescimento de um empreendimento a palavra-chave é mais simples do que se imagina: Propósito. Apesar da carga de simplicidade, o termo é capaz de gerar certas complicações no ambiente empresarial. Existem organizações que sabem exatamente qual é o seu papel, contudo, há aquelas que acreditam que o conhecem e as que não tem a mínima de ideia de como encontrá-lo. Por último, tem empresas que até o alcançam, mas, não dão os próximos passos que sucedem a descoberta.

Ter um propósito é importante para o negócio, pois é um fator que o torna empreendedor. Um empresário com uma visão clara de seus objetivos é uma pessoa ativa no mercado. Ela sabe o que deseja. Por consequência, virão as decisões a serem tomadas. Ou seja, a meta traçada para a empresa está atrelada a tomadas de atitudes. A partir desta conexão, a iniciativa empresarial ganha forma e começa a engrenar.

Receita do Sucesso

Para encontrar ou entender o motivo que o faz levantar da cama pela manhã com uma sede de conquistar o mundo, é necessário começar por uma indagação. Porquê? Esta é a base do propósito. É a etapa para definir a sua crença a fim de desenhar a missão e a essência do empreendimento. A partir dos resultados da primeira reflexão os outros questionamentos se formam de maneira fluída e o Como e O quê? surgem sem grandes dificuldades. Os últimos dois caminhos tratam-se do jeito que você comanda o negócio e em que é realmente bom.

Nesta receita rumo ao sucesso do negócio não esqueça de colocar uma boa quantia de amor e dedicação. Afinal, as pessoas não consomem o que você faz e sim o porquê faz. Os clientes devem estar alinhados com o propósito da empresa porque quando eles pensam igual a ela, tornam-se amigos. Uma espécie de aliados.

Quer saber mais informações a respeito da ligação do propósito com o empreendedorismo? Então, confira abaixo o link da palestra ministrada pelo Sérgio Guerra, CEO da SG – Aprendizagem Corporativa Desenhada Sob Medida, no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD) que aconteceu em novembro de 2017 em Santos, no litoral paulistano.

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG