Programa SG Presente: ações sociais sob uma nova perspectiva

Há inúmeros desafios sociais que um país como o Brasil enfrenta diariamente. Quando o assunto é nutrição, por exemplo, aproximadamente sete milhões de brasileiros ainda sofrem com a fome, segundo dados do IBGE, e muitos outros enfrentam a escassez de alimentos dia após dia. Em termos educacionais, seguimos como um dos piores países do mundo no ranking qualitativo da UNESCO, ainda que o volume de investimento relativo ao PIB seja um dos mais altos do mundo. Não é apenas uma questão de recursos, mas também de gestão mais eficiente e efetivamente comprometida com o avanço do país.

Diante desse panorama, a SG – Aprendizagem Corporativa acaba de lançar o programa SG Presente, que reúne ações voluntárias e socialmente responsáveis com o objetivo de contribuir de maneira efetiva e inovadora no combate a alguns dos enormes desafios sociais brasileiros. Mais do que gerar recursos, a ideia é fazer a diferença na vida das pessoas e inspirar outros agentes a abraçar as causas abraçadas pela SG de maneira institucional.

Em uma das primeiras ações do SG Presente, a companhia fechou uma parceria com o Banco de Alimentos, instituição paulista sem fins lucrativos que nasceu com o intuito de reduzir o desperdício alimentício ao distribuir alimentos excedentes para diversas ONGs no Estado de São Paulo. Ao todo, a iniciativa possibilita diariamente uma complementação de qualidade alimentar a 20 mil crianças, jovens, adultos e idosos.

Na prática, o Banco de Alimentos entra em contato com doadores de alimentos, faz a retirada da doação e a encaminha imediatamente para as ONGs responsáveis por elaborar pratos para comunidades carentes. Eles também realizam um processo de conscientização ao ministrar cursos mensais de capacitação aos voluntários no qual são apresentadas maneiras de aproveitar de forma saudável os valores nutricionais dos carboidratos, proteínas, legumes, frutas e verduras.

A grande questão é que a qualidade da alimentação tem ligação direta com a qualidade do ensino. Nem todo mundo está atento a isso. “Ninguém aprende com fome. Uma alimentação com falta de nutrientes prejudica a saúde física e cognitiva, que necessita de energia para se desenvolver. Fome e educação deficitária são questões muito enraizadas no país. Por este motivo, a proposta é amarrar todas as pontas da cadeia de aprendizagem, ao estimular uma mobilização que atue na origem do problema”, conta Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa.

Não por acaso, a ideia de firmar a parceria com a ONG Banco de Alimentos está em sintonia com o DNA da SG de fazer a diferença no âmbito do conhecimento ao levar a aprendizagem para além da sala de aula corporativa. “Somos uma empresa de aprendizagem desenhada sob medida para as organizações, contudo o nosso desejo é ir além e contribuir com o desenvolvimento das pessoas por outros caminhos também. É um grande privilégio fazer o que amamos e sermos remunerados por isso. Perceber que esta paixão pelo nosso trabalho pode nos levar a utilizá-lo como meio para ajudar ao próximo é muito gratificante.”, diz Sérgio Guerra, CEO da SG Aprendizagem Corporativa.

Para simbolizar essa ação, voltada para contribuir com a qualidade da alimentação de pessoas em condições de vulnerabilidade social, foi criada a campanha 1V50KG, uma vez que cada Venda efetivada pela equipe da SG gerará a doação de um valor equivalente a 50 Quilos de alimentos. Dessa forma, a SG visa maximizar a oportunidade de aprendizagem ao se fazer presente na comunidade e, de alguma forma, na vida das pessoas. E isso é só a ponta do iceberg para o programa SG Presente. Vêm muitas novidades por aí! 😉

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG