Mobile Learning: Utilize o mundo virtual a favor do desenvolvimento de treinamentos

 

Celular, tablet e redes sociais são alguns dos atrativos que podem captar a atenção dos colaboradores ao longo da jornada de trabalho. Por consequência, o desempenho pode ou não ser afetado. Pensando em prevenir o risco da queda de produtividade, certas empresas optam por criar políticas organizacionais de controle de uso dos recursos. Mas, você sabia que é possível utilizá-los ao seu favor? O Mobile Learning permite a multiplicação do conhecimento por meio da integração de diferentes mídias e dispositivos móveis a fim de tornar o treinamento do quadro de funcionários interessante e flexível.

O termo que surgiu no universo educacional e recentemente ganhou seguidores no ambiente corporativo significa Aprendizado Móvel em português. Ou seja, trata-se de uma modalidade de ensino e aprendizagem virtual que permite o acesso ao conteúdo a qualquer hora e local. Dessa forma, o tempo reservado apenas para o aprendizado passa a ser inexistente, o que dá mais liberdade aos colaboradores e proporciona uma atualização agilizada das informações a serem absorvidas.

Entre os benefícios que a inovação traz para o desenvolvimento de treinamentos nas empresas estão:

– Facilidade no acompanhamento: A partir de treinamentos em plataformas digitais é possível garantir relatórios atualizados da performance de cada participante. Portanto, é mais fácil de identificar os pontos a serem reforçados e dar um feedback para a equipe.

– Aumento de engajamento: No momento em que o treinamento encontra-se no virtual é necessário que o próprio colaborador vá atrás do conteúdo oferecido. Por consequência, a ação não parece uma obrigação já que há liberdade de acesso. Então, a necessidade de aprimorar as habilidades é vista como um investimento na própria carreira.  

– Otimização do tempo: Viagens e reuniões não serão mais um problema para consumir novas informações. Os colaboradores podem cumprir as obrigações diárias e nos intervalos acessar o conteúdo disponibilizado. O tempo é um recurso indispensável na organização e com a abordagem ele é aproveitado ao máximo.

Quando se trata das metodologias utilizadas pelo Mobile Learning as vídeoaulas destacam-se. Elas costumam ser de curta duração e feitas especialmente para serem consumidas em telas menores. É possível disponibilizar os dados on ou off-line. Em seguida encontram-se os aplicativos. Voltados para a criação de conteúdos multimídia e de interação entre os usuários, o recurso deve ser desenvolvido de forma exclusiva para dispositivos móveis.

A abordagem de gamification também exerce uma atuação forte na hora de promover a dinâmica da nova maneira de realizar o treinamento de colaboradores. Neste contexto são utilizados jogos digitais que proporcionam a dinamização do processo de aprendizagem. Portanto, personagens, pontuações, prêmios e níveis de dificuldade são mecanismos para alcançar o objetivo final.

Outros recursos que pertencem à abordagem são os livros digitais e os cursos e-learning. Os materiais didáticos online podem ser simples arquivos em PDF ou trazerem artifícios que chamem a atenção do colaborador como vídeos e áudios.

Não esqueça!

Introduzir uma abordagem na empresa nem sempre é fácil no início. Dessa forma, a SG – Soluções de Aprendizagem fez uma lista de lembretes para quem deseja abrir as portas da empresa para o Mobile Learning.

  • Apesar de utilizar as plataformas digitais, os conteúdos referentes aos treinamentos podem continuar os mesmos. Mas, é importante fazer uma adaptação para torná-los leves.
  • Conteúdos curtos facilitam o download e permite o consumo de informações entre os intervalos de tempo das atividades. Os vídeos são a mídia que necessitam diminuir a duração mais ainda.
  • É preciso indicar visualmente a duração de cada conteúdo. O limite ideal de tempo é de dois a cinco minutos.
  • Nas áreas de interatividade das metodologias use botões grandes para facilitar o toque, pois a maioria acessará os dados sem o auxílio do mouse.
  • Nem tudo são flores. Portanto, coloque prazos maleáveis no consumo do conteúdo. Faça estratégias que incentivem o colaborador a ser disciplinado com a nova realidade de desenvolvimento de treinamentos.

Vale ressaltar que o Mobile Learning tem funcionalidade em qualquer treinamento. Porém, não tem a intenção de substituir nenhum processo de ensino de aprendizagem. Na verdade, a abordagem é um complemento.

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG