Mercado de T&D: O que esperar de 2018?

Pensando em manter-se atualizada com as últimas novidades do mercado de Treinamento & Desenvolvimento, a SG – Aprendizagem Corporativa desenhada sob medida marcou presença no Workshop de Apresentação da Association for Talent Development (ATD) Conference 2018 em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). O evento promovido por duas grandes referências no setor aconteceu no início de março São Paulo. Ao longo da programação foram abordados tendências e highlights da área de T&D. Quer saber quais são? Então, confira abaixo!

Em 2018 a modalidade de ensino à distância estará em peso nas empresas. Principalmente, nas de grande porte. Os motivos para o investimento neste estilo de treinamento e desenvolvimento são as vantagens que ele oferece tais como: aumento da autonomia para o colaborador consumir o conteúdo disponibilizado quando e onde quiser, redução de custos com treinamento presencial, amplo alcance geográfico da informação, facilidade na rastreabilidade e metrificação da aprendizagem, padronização dos cursos e registro dos conhecimentos da organização.

Porém, nem tudo são flores e as instituições ainda encontram empecilhos para implantar a modalidade na rotina empresarial. Ainda há defasagem de recursos financeiros voltados a tecnologias, cortes nas áreas de treinamento, falta de acesso dos colaboradores a computadores e uma cultura de treinamento inexistente.

Entre as principais preocupações do setor de T&D para este ano, a otimização da qualidade técnica da equipe está em primeiro lugar. Em seguida, estão as independências das áreas em tomadas de decisão, criação de um ambiente harmônico a partir de uma cultura organizacional, redução das horas dos treinamentos presenciais, desenvolvimento de um plano de carreira para os colaboradores e diminuição de custos relacionados à rotatividade dos funcionários.

De forma geral, os planejamentos das ações estarão fortes no 4° trimestre com foco principal em produção de conteúdo online interna em parceria com a equipe para colaboradores, líderes e gestores. O acompanhamento do funcionário durante o treinamento também é uma atividade a ser priorizada no escopo de trabalho da área. Para que os resultados sejam alcançados, a ideia é utilizar formatos de e-Learning tradicional com interação, Gamificação, PDF ou Power Point, Vídeo, Webinar, Rapid Learning, Storytelling, Mobile Learning e PodCast.

E você? Está preparado para o ano que acaba de começar? A SG está aqui para ajudar no desenvolvimento da sua empresa! Fique por dentro das nossas soluções customizadas.

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG