fbpx

Instrutor Master: a primeira formação de instrutores e facilitadores de treinamento no país certificada em nível global

Instrutor Master: a primeira formação de instrutores e facilitadores de treinamento no país certificada em nível global

A tecnologia tem transformado a forma como trabalhamos, nos relacionamos com as pessoas e também como aprendemos. Esses novos cenários trazem desafios cada vez mais sofisticados aos profissionais que atuam no desenvolvimento de pessoas. Ainda assim, tanto a tecnologia quanto a aprendizagem buscam simplificar o contexto.

Ficar estagnado simplesmente não é uma opção. É preciso acompanhar as mudanças ao mesmo tempo em que desenvolvemos competências que nos permitam impactar positivamente o desenvolvimento e progresso de aprendizagem dos profissionais. Em outras palavras, não basta saber como o adulto aprende, é preciso efetivamente atuar de modo a favorecer o aprendizado no ambiente organizacional. Ou seja, oratória, carisma e conhecimento não bastam. É preciso ser um instrutor que realmente facilite o processo de aprendizagem do seu público. E foi exatamente tendo em vista esse valioso diferencial que nasceu a Formação Instrutor Master (IM), da SG Aprendizagem Corporativa.

Flora Alves, CLO da companhia, acredita que tão importante quanto o conteúdo a ser transmitido e trabalhado durante o processo de treinamento é a maneira com que todo o processo é conduzido. “Um programa de treinamento e desenvolvimento de sucesso é construído sobre diversos pilares importantes e é evidente que os conteúdos escolhidos são valiosos. Mas se o foco do processo estiver no Instrutor, e não no participante, o resultado da ação pode ficar comprometido”.

Esta é justamente uma das principais contribuições da formação. “O termo Instrutor Master serve para designar um profissional de treinamento que, de fato, posiciona o participante no centro das suas ações, em vez de priorizar a sua própria performance. Focar a atenção na aprendizagem do outro significa conduzir atividades que proporcionem o envolvimento de quem aprende neste processo, o que é totalmente diferente de apenas transmitir informações. A atuação do Instrutor Master está baseada em competências que se traduzem em comportamentos observáveis eliminando a subjetividade dessa atuação”.

A partir deste ano (2020), todos os instrutores certificados pela formação Instrutor Master, que tem duração de três dias, cujo certificado já era emitido pelas organizações brasileiras SG Aprendizagem Corporativa e a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), passarão a receber a certificação internacional emitida pelo DIT (Department for International Trade, do Reino Unido), e pelo McSill Story Studio. A formação IM – Instrutor Master é a primeira voltada para instrutores e facilitadores no Brasil com certificação internacional.

“Uma certificação internacional eleva o patamar de qualquer profissional. Há toda uma questão de estar se certificando no seu País, mas também de estar preparado para o mercado internacional, podendo trabalhar em empresas brasileiras, multinacionais, ou até mesmo fora do Brasil”, diz James McSill, líder anglo-brasileiro da McSill Story Studio, umas das principais empresas especializadas em storytelling no mundo, com atuação em diversos países.

Na prática, tais certificações funcionam como validadores, em nível global, da excelência com que a Formação Instrutor Master é ministrada junto a cada um de seus participantes. Mais importante, no entanto, é o atestado de que os processos de elaboração e entrega do IM contam com os níveis exatos de padronização e customização necessários para que a Formação possa ser replicada em diversos pontos do mundo sem perder sua característica de personalização, que leva em conta justamente o perfil de cada um dos participantes do grupo.

“É esse o nível de cuidado que temos na construção de nossas formações e soluções de aprendizagem e é por isso que valorizamos o fato de o IM passar a contar com certificações internacionais. Para os nossos participantes, é importante ter a segurança de que esta formação seja reconhecida em nível global, independentemente de onde ela tenha sido ministrada, porque oferece a eles novas possibilidades dentro de suas empresas, dentro ou fora do Brasil”, diz Flora.

McSill complementa: “Se você tiver feito este mesmo curso do outro lado do Atlântico (na Universidade de York, por exemplo), o conteúdo, a performance dos facilitadores e o seu desenvolvimento ao longo da Formação terão sido os mesmos do IM ministrado no Brasil. Esse é um grande diferencial”.

Inscreva-se na Formação Instrutor Master e garanta o seu certificado internacional. Clique Aqui!

Gostou? Compartilhe