Inove na empresa com o Design Thinking

Inovação. Este é o princípio que rege o conceito de Design Thinking. Voltada para pequenas, médias e grandes empresas a abordagem tem a finalidade de solucionar desafios de forma coletiva e colaborativa com a pessoa no centro dos processos. De maneira geral, trata-se de uma tentativa de mesclar a cultura organizacional, a visão e as atividades presentes no cotidiano dos colaboradores para conseguir identificar as barreiras da companhia, e, por consequência, traçar uma solução completa dos problemas.

O objetivo final da abordagem é gerar uma satisfação de todos os envolvidos com a organização. Ou seja, os clientes internos e externos. A primeira etapa para alcançar essa meta é enxergar com clareza onde encontrar oportunidades de inovação. Portanto, é necessário ter um conhecimento sobre si mesmo e do mercado que a empresa está inserida. É importante ter em mente as condições macroeconômicas e tanto os pontos fortes como os fracos da concorrência.

Em seguida, é preciso descobrir a oportunidade de inovação. Pesquisas qualitativas são de grande auxílio no momento de enxergar a chance que o mercado traz ao seu negócio. A partir desta observação, o próximo passo é desenvolver a oportunidade de inovação, sendo ela um produto ou serviço. Você deve esquecer as análises estatísticas comuns no mercado e focar em se basear nas necessidades do cliente.

Por fim, é o momento de testar as ideias desenvolvidas nos processos de Design Thinking por meio de protótipos. Após entrar em contato com uma receptividade positiva, a solução precisa ser implantada para colher bons frutos!

Para mais informações a respeito do conceito, entre em contato com a gente! 🙂

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG