Grupo educacional revoluciona área de Vendas com Game Thinking Academy

Grupo educacional revoluciona área de Vendas com Game Thinking Academy

A área de Vendas da Creare contempla os seguintes princípios: atualização profissional constante, incentivo da comunicação entre a equipe e a valorização da habilidade de prestar atenção aos detalhes. Contudo, as diretrizes de trabalho do grupo comercial da empresa que atua no segmento da Educação nem sempre foram tão esclarecidas. Na verdade, os empecilhos encontrados no mercado transformavam-se em grandes dificuldades no momento de fechar novos contratos com as escolas. Em paralelo a esta questão, o departamento de treinamento corporativo era de recente atuação.

Diante deste panorama, a certificação Game Thinking Academy da SG – Aprendizagem Corporativa Desenhada sob Medida exerceu o papel de braço direito durante a jornada de descobertas de soluções para os desafios organizacionais. Apelidado carinhosamente de GTA, o programa que é fruto de uma parceria de longa data entre a CLO Flora Alves e o norte-americano Karl Kapp tem o objetivo de  alinhar o conceito de Design de Aprendizagem com o pensamento de jogos no ambiente de trabalho a fim de auxiliar os participantes a tornarem-se verdadeiros gamers thinkers.

Ao todo, o workshop é composto por quatro módulos que combinam teoria e prática sendo a mentoria individual com um ou ambos os especialistas um diferencial. A ideia é oferecer um serviço de  suporte de transferência de aprendizagem durante a implantação das soluções gamificadas idealizadas pelos próprios participantes no último módulo na realidade organizacional de cada um. Por fim, aqueles que chegam a esta reta final também recebem certificados emitidos pela SG – Aprendizagem Corporativa, Wisdom Learning Group LCC (instituição do Karl Kapp) e Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento (ABTD).

“Apesar de já termos lido a respeito do gamification, tínhamos pouco domínio sobre a abordagem antes do curso. Mas, chegamos à conclusão de que a nossa participação seria uma ótima oportunidade de ampliar o portfólio de ferramentas a fim de nos diferenciar em um mercado tão amplo só que escasso de inovações. Após o GTA, conseguimos identificar que é possível aumentar o desempenho das pessoas de forma lúdica. Trata-se de uma experiência incrível e totalmente funcional de otimização do mindset. Estamos muito felizes com os resultados alcançados”, afirma Pedro Cabral, analista de Treinamento & Desenvolvimento da Creare.

A partir do intuito de estimular o aprofundamento em conhecimentos relacionados a Vendas e a superação de barreiras presentes no cotidiano do segmento, a solução gamificada elaborada pelo grupo educacional foi o jogo de tabuleiro Vendedor Master no qual os jogadores devem procurar realizar o máximo número de vendas em escolas para obter o maior valor financeiro no término do percurso. Em termos práticos, a iniciativa comporta de dois a quatro colaboradores em um período de duração de uma hora com a participação de um facilitador mediador que terá a função de prestar suporte à performance dos colaboradores.  

“A mentoria foi primordial para o sucesso do material. Estamos acostumados a pensar que o processo de construção de uma solução de aprendizagem é simples e pode ser eficaz devido aos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa trajetória profissional. Porém, neste caso a visão de um especialista  em cada etapa de desenvolvimento em conjunto com a essência do jogo é o que fez o resultado superar as expectativas. Além de toda a diversão vivenciada pela equipe, os vendedores relembraram inúmeros conceitos sobre a área que muitas vezes passam despercebidos na rotina e atualmente estão comprometidos em fechar o máximo de vendas”, revela Cabral. Entre os planos futuros da equipe de T&D da Creare está a adaptação do projeto nos demais setores da empresa.

Para Flora Alves, as expectativas em relação ao GTA também foram alcançadas.“Eu estava esperando um retorno bastante positivo. Para começar, seria o primeiro projeto presencial no Brasil em parceria com o Karl Kapp – o que é altamente significativo por conta da relevância dele no ramo de aprendizagem internacional. Em seguida, está o fato de termos trabalhado com um turma advinda de diferentes estados brasileiros. Ou seja, contamos com uma espécie de intercâmbio nacional de negócios. Entretanto, o ápice de assertividade do workshop foi quando os participantes mediram o impacto das soluções gamificadas no local de trabalho. O nome deste fenômeno é transferência dos conceitos adquiridos para a prática. Portanto, conseguimos auxiliar os profissionais em duas dores críticas do mercado de aprendizagem”, pontua.

Ficou interessado no impacto que o Game Thinking Academy pode ter nos negócios? Então, acesse a agenda de programas para permanecer por dentro das novas datas deste e dos demais workshops: Confira aqui.

Gostou? Compartilhe