Grande Grupo do setor de atacado aposta em formação com os maiores especialistas em Gamification no mundo e vira case de Sucesso

O termo Gamification parece ser, no momento, uma das palavras mais pronunciadas quando o assunto é treinamento. É comum pessoas acreditarem que Gamification seja o mesmo que o uso de games para treinamento, mas não são a mesma coisa. 

Gamification ou gamificação é um conceito que propõe a aplicação de mecanismos e dinâmicas de jogos em outros universos fora do tabuleiro ou do videogame (isto é, tornar outros aspectos da vida tão estimulante quanto um jogo). É trazer o jogo para a realidade e com isso impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais simples atingir metas e objetivos em qualquer contexto. 

Se um chefe, por exemplo, promove uma determinada dinâmica que envolve acumulação de pontos no trabalho, isto é gamification. Por meio desta técnica, é possível transformar rotinas e fazer com que as pessoas se sintam mais inclinadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige.

E foi pensando em tantos benefícios que um grande Grupo do setor de atacado resolveu apostar em gamification, tornando-se um case de sucesso. O Grupo é o maior de varejo e distribuição do Norte e Nordeste, com 22 mil colaboradores e negócios no varejo, atacarejo (cash and carry), eletro, panificação, distribuição de produtos farmacêuticos, franquia, administração de cartão entre outros.

Alguns de seus colaboradores participaram do Game Thinking Academy, evento fruto de uma parceria entre Flora Alves, maior especialista em Gamification no Brasil e CLO da SG Aprendizagem Corporativa Desenhada Sob Medida e do norte-americano especialista em Gamification Karl Kapp. O curso acontece em quatro níveis onde os participantes aprendem a combinar o Design de Aprendizagem com o Pensamento de Jogos, ou seja, fazem o design de um jogo de aprendizagem utilizando o pensamento do Game Designer como metodologia de aprendizagem. Ao passar pelos níveis 1, 2 e 3 adquirem conhecimentos e habilidades para implementar um jogo de aprendizagem real em seu ambiente de trabalho. O nível 4, consiste na implementação do seu jogo com mentoria individual de Flora Alves e Karl Kapp para garantir a transferência da aprendizagem e o seu sucesso.

O Head de Produto do Grupo foi um dos participantes do Game Thinking Academy. Segundo ele, o CEO da empresa possui uma startup voltada para educação onde a mesma utiliza processo de gamificação para aumentar o engajamento e aprendizagem dos usuários. A startup é gerenciada por um doutor em educação, na qual vem se aprofundando no uso de gamificação.

“Por trabalharmos no mesmo espaço físico, sempre existe troca de experiências e conhecimentos. Dessa forma iniciamos o contato com o Game Thinking Academy para entender como seria a metodologia do curso. O que para mim teria total aplicação, pois estava gerenciando a implantação de um CRM para a empresa e encontrava-me com alguns gargalos de engajamento em relação aos colaboradores, e futuramente utilizaria desse conhecimento para a implantação de uma gamificação dentro da própria plataforma, tanto para os colaboradores, como para os clientes”.

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente e representa processos, softwares, estratégias de negócio ou até mesmo uma cultura com objetivo de gerenciar a relação com os clientes para satisfazer e fidelizar, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio.

Impactos positivos do Game Thinking Academy

Em decorrência do Game Thinking Academy, o Head de Produto do Grupo conseguiu implementar uma experiência gamificada na empresa e o resultado foi excelente. “A formação se tratou de um aprendizado na prática de um problema real a qual eu me encontrava dentro da empresa. A metodologia aplicada me levou a entender melhor o problema, e com a ajuda dos mentores, percebemos que o nosso foco deveria ser no engajamento do colaborador ao conhecer o nosso CRM. Mais que um jogo, nossos colaboradores precisavam primeiro entender o que é o nosso CRM e ver o valor do mesmo”.  

Para a experiência gamificada criada durante o curso para o Grupo participaram 74 operadores de caixa e para os 15 primeiros tiveram um aumento de até 400% de oferta do aplicativo para os clientes, em relação ao mesmo período do mês anterior ao jogo. “Em análise com a semana anterior ao game podemos concluir que houve um aumento de mais de 30% na quantidade de clientes que efetuavam compras utilizando o aplicativo. Ainda analisando a semana anterior, o faturamento da loja relacionada ao game gerou um aumento de mais de 42 mil reais e os produtos promocionados geraram um aumento de venda de mais de 35%”.
Para o Head de Produto do Grupo, o mais engajador é que mesmo com o término do Game Thinking Academy ainda existe um acompanhamento, sendo que a liberação do certificado só existe após a comprovação da aplicação na empresa. “Isso me levou a sair um pouco dos processos diários e me engajar a aplicar e buscar os resultados, que foram excelentes. Temos planos para expandir o jogo que já está em pleno funcionamento. Já estamos operando com o game em três lojas e com planos para as próximas”, finaliza.

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