Entre no jogo: a importância do Gamification para a empresa

É atrativo, lúdico e dinâmico – o que aguça a criatividade do colaborador. Neste contexto, é capaz de contribuir naturalmente para o aumento de engajamento e produtividade sem abrir mão de uma aprendizagem corporativa efetiva. Em termos numéricos, é utilizado por cerca de 70% das principais companhias ao redor do mundo. Ou seja, o total investido nesta iniciativa atualmente é de U$ 1,7 bilhões (embora existam especulações de que o valor atinja a marca dos U$ 5 bilhões até o final do ano).

Que contexto seria esse? Bem, o início do texto nada mais é do que uma introdução ao Gamification. O conceito nasceu com o objetivo de estimular mudanças individuais e organizacionais por meio de plataformas de jogos como tabuleiro, aplicativo e realidade aumentada.  Entre as vantagens da ação para a área de Treinamento & Desenvolvimento, encontram-se o aperfeiçoamento das habilidades complexas, coordenação motora, solução de desafios e suporte à performance.

“Hoje em dia as pessoas estão em contato direto e frequente com internet, redes sociais e dispositivos tecnológicos. Além de incentivarem atividades mecânicas como rankings, estes elementos também propiciam modificações nos padrões comportamentais. A sociedade adquire um perfil mais competitivo, de descoberta e cooperação – o que se alinha aos princípios do Gamification. Portanto, é fundamental que os designers instrucionais estejam atentos às transformações sociais responsáveis por construir novas maneiras de consumir informação”, afirma Flora Alves – CLO da SG Aprendizagem Corporativa Desenhada sob Medida.

A especialista em desenvolvimento de competências é uma das pioneiras do conceito em terras brasileiras sendo a autora do livro “Gamification – como criar experiências de aprendizagem engajadoras”. Voltado para profissionais de aprendizagem, o best-seller lançado pela DVS Editora que está em fase de re-impressão pela terceira vez tem o intuito de compartilhar casos reais sobre a metodologia a fim de indicar as melhores práticas de mercado.

 

Conexão Brasil e Estados Unidos

Que tal aprender a elaborar experiências de Gamification com os maiores especialistas do mundo? De 03 a 05 de dezembro Flora Alves estará ao lado do norte-americano Karl Kapp na sede da SG – Aprendizagem Corporativa Desenhada sob Medida em São Paulo para ministrar o Game Thinking Academy. O evento que é fruto de uma parceria de longa data entre estas duas grandes autoridades sobre o tema acontece das 9h às 18h em quatro módulos que utilizará atividades práticas para alinhar o conceito de Design de Aprendizagem com o pensamento de jogos no ambiente de trabalho.

“O diferencial do workshop é disponibilizar aos participantes uma mentoria individual no último módulo com um ou ambos os especialistas para oferecer um apoio maior a performance. Estaremos à disposição para ajudá-los a implantar as soluções gamificadas criadas por eles nas empresas onde trabalham  com a intenção de garantir que as orientações do curso sejam transferidas com assertividade para o cotidiano”, explica Flora.

Ao final do evento os participantes estarão aptos a exercer a função de Game Thinker e receberão certificados emitidos pela SG, Wisdon Learning Group LCC (Karl Kapp) e Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento (ABTD).

A SG – Aprendizagem Corporativa Desenhada sob Medida tornou-se referência no desenho de soluções corporativas altamente customizadas ao longo de 15 anos de atuação com metodologias inovadoras. Já Karl Kapp é doutor em educação pela Universidade de Pittsburgh e dedica-se a consultorias de aprendizagem para organizações privadas ou sem fins lucrativos. O norte-americano também é autor do best-seller The Gamification of Learning and Instruction e recentemente lançou a obra Play to Learn.

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG