fbpx

Educação extrapola as paredes da escola

Educação extrapola as paredes da escola

Por Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa e idealizadora do Trahentem®

Educação é muito mais do que aprendizagem formal restrita às paredes da escola. Em tempos de pandemia, tão importante quanto a crise política e econômica que foram disparadas pelo coronavírus que devastou milhares de vidas no mundo é a educação em todos os ambientes.

O papel do cidadão como educador deve ser levado a sério e todos somos responsáveis. Se por um lado somos todos igualmente vulneráveis a covid-19, por outro somos todos responsáveis pela educação em um país onde poucos tem acesso a saneamento básico e informação de qualidade.

Quem é o cidadão? Todos, do gari ao presidente. Se as fake news viralizam, nós cidadãos temos que disparar ações preventivas contribuindo com a disseminação de informação de qualidade, agindo como verdadeiros educadores para que todos tenham acesso à informação.

Não é sobre política, é sobre contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico para que cada vez mais pessoas tenham condições de analisar os fatos e chegar às suas conclusões.

Outra lente que precisamos lapidar rapidamente é a do educador, que antes da pandemia já vivia um cenário de pouco reconhecimento e que sem condições de investir em seu próprio desenvolvimento se vê abalroado pela transformação digital sem saber lidar com o uso de tecnologias e com a necessidade de se colocar o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem.

O problema não é do governo federal, estadual ou municipal. O problema é nosso. Mobilizados por essa reflexão criamos o projeto “Professores do futuro” que conta com o apoio da DVS Editora e da empresa Trahentem.

Reunimos no período de férias 16 professores da rede pública de ensino para compartilhar com eles estratégias ágeis para que tenham condições de redesenhar suas aulas, tornando-as mais engajadoras e evitando a evasão escolar.

Neste projeto, além de oferecermos aulas sobre design de aprendizagem e desenvolvimento de competências sócio emocionais, o professor participante do projeto e todos de sua escola recebem uma assinatura gratuita e vitalícia da ferramenta Trahentem para o design de aprendizagem com uso de Canvas, um pacote de livros educativos da editora DVS e também uma assinatura profissional vitalícia do Edupulses (ferramenta de interação digital).

Sim, somos todos cidadãos e devemos ser educadores. Do gari ao presidente.

Gostou? Compartilhe