Além dos blocos coloridos: Metodologia ajuda a selecionar desafios e desenvolver novas estratégias mercadológicas

Você já ouviu falar sobre LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP)? Conhecida em português como brincando sério de LEGO® a metodologia tem a finalidade de cultivar o pensamento lúdico na cultura das empresas para solucionar desafios organizacionais e desenvolver novas estratégias mercadológicas. A iniciativa acontece por meio da criação de metáforas das identidades da organização em que os colaboradores narram as experiências de trabalho a partir das peças de LEGO®. O processo baseado no conceito de “aprender na prática” resulta em um aumento de empatia, trabalho em equipe e compartilhamento de ideias. Atualmente, Disney, Microsoft e Sony estão entre as marcas que implementaram a dinâmica nas áreas de recursos humanos.

Construção, jogo e imaginação são os três pilares responsáveis por formar o LSP. Ao longo da metodologia são observados os seguintes traços dos participantes: Disposição para errar de maneira precoce e com frequência, saber reconhecer quando os custos estão acima dos benefícios, identificar os ganhadores e perdedores em um cenário de inovação, construir uma estratégia que envolva todas as esferas da empresa (clientes, colaboradores e parceiros) e simular experiências do cliente.

O diferencial do procedimento é a igualdade entre os participantes e a versatilidade. Em vez de usar meios bidimensionais como desenhos, ele funciona de forma igualitária em modelos tridimensionais porque todos conseguem construir, até mesmo quem nunca entrou em contato com o Lego. Além deste benefício, as peças tem um vasto número de combinações, o que permite expressar diversos pensamentos.

Aproveite e conheça nosso workshop sobre esta inovadora metodologia em nossa #EscolaVivaSG.

Leave a Reply


Agenda #EscolaVivaSG